Você sabia que apenas um pequeno percentual dos brasileiros tem conhecimento na língua inglesa?! Esses números têm como principal motivo a carência de um ensino de qualidade e o baixo acesso a instituições privadas que ensinam o idioma.
De acordo com os dados do Instituto de Pesquisa Data Popular, cerca de 5% dos brasileiros com 16 anos ou mais tem conhecimento no inglês. Entre a população que conhece o idioma, 47% declaram seu aprendizado como básico, 32% como intermediário, 16% como avançado e 5% não sabe ou não declarou.
A falta de conhecimento nesse segundo idioma e a escassez de uma educação básica de qualidade causa uma série de prejuízos aos estudantes. E para eles, o valor simbólico do conhecimento é elevado e varia de acordo com a classe social.
Para a elite, a educação e a realização profissional levam a uma reafirmação do indivíduo, enquanto para a classe média, a educação traz a realização profissional que tende a causar uma ascensão social da família.
Como funciona a educação básica no Brasil?!
A língua inglesa faz parte do currículo nacional do ensino fundamental e do ensino médio, mas mesmo estando presente no plano da educação brasileira, essa disciplina acaba deixando a desejar.
As principais limitações do ensino dessa língua são:
Falta de estrutura;
Dificuldade de encontrar profissionais na área;
Elevado número de estudantes nas salas de aula;
Entre outros.
Todas essas dificuldades causam impacto no ensino do inglês. Atualmente, grande parte da educação básica da língua inglesa no Brasil resume-se a leitura curta, as noções básicas de gramática e a habilidade de realizar testes no idioma.
Também vale dizer que não é apenas o inglês que precisa ser melhorado nas escolas, de acordo com a pesquisa de opinião pública divulgada pelo Instituto de Pesquisa da Data Popular. Para 44% dos entrevistados, a qualidade do ensino público é regular, para 18% é ruim e para 19% é péssima.
E como desenvolver a habilidade na língua inglesa?!
Para aprofundar os conhecimentos no inglês e fazer parte do percentual de brasileiros que tem domínio da língua inglesa, a dica é procurar por instituições privadas que ofereçam esse ensino, além de buscar alternativas de exposição ao idioma.
Para isso conheça a Ipick, nosso objetivo é aproximar você do inglês.
Você precisa estar logado em para postar um comentário.