O mercado de trabalho evoluiu consideravelmente nos últimos tempos. Os profissionais passaram a buscar um conhecimento cada vez mais profundo no inglês e em outras áreas.
Inglês: o idioma dominante no mercado
Segundo os dados da Pesquisa Business English Index/Global, 91% dos executivos afirmam que o inglês é o idioma dominante no mundo dos negócios. Os dados levaram em conta profissionais de 77 países diferentes, o que reafirma a importância dessa língua no Brasil e em outros locais.
E quando o assunto é o uso do inglês no mercado de trabalho, os entrevistados afirmaram que a demanda depende da empresa contratante e da área de atuação do profissional, mas, basicamente, é importante que o colaborador tenha o seguinte conhecimento:
- Inglês técnico: focado na compreensão de manuais e softwares específicos;
- Conversação: focado na fala e compreensão oral, seja no contato interno, com clientes ou fornecedores.
Quando as empresas são classificadas por setor, pode-se notar que o Turismo tende a necessitar de profissionais focados em conversação, enquanto as empresas de TI precisam de executivos com inglês técnico.
Conhecimento em inglês x salário
Além de ser um conhecimento importante para a rotina profissional, o inglês impacta diretamente na remuneração dos colaboradores que têm domínio nesse segundo idioma.
Entre os pesquisados que fazem ou já fizeram um curso focado nessa língua, 57% responderam que a condição salarial fica muito melhor, enquanto 40% afirmaram ficar melhor e apenas 3% responderam que não muda.
Competências mais usadas
Um outro ponto trazido pela pesquisa são as competências mais usadas e praticadas por esses profissionais que fizeram ou estão fazendo algum curso focado no idioma. E entre todas as atividades, a leitura é a habilidade utilizada com maior frequência. Veja:
- Leitura: 14% usam essa competência diariamente, 38% semanalmente, 8% quinzenalmente, 16% 1 vez ao mês ou menos e 24% nunca;
- Escrita: 9% usam essa competência diariamente, 37% semanalmente, 8% quinzenalmente, 16% 1 vez ao mês ou menos e 30% nunca;
- Conversação (fala): 10% usam essa competência diariamente, 35% semanalmente, 11% quinzenalmente, 14% 1 vez ao mês ou menos e 30% nunca;
- Compressão (inglês falado): 10% usam essa competência diariamente, 34% semanalmente, 6% quinzenalmente, 19% 1 vez ao mês ou menos e 31% nunca.
E você tem conhecimento nesse idioma?!
Se você ainda não tem conhecimento na língua inglesa ou quer melhorar seus estudos, conte com o auxílio da Ipick. Somos uma plataforma que facilita a proximidade com esse idioma. Assine Já!
Você precisa estar logado em para postar um comentário.