Você que é pai ou mãe de uma criança, certamente, já ouviu falar que o ensino de inglês é extremamente importante e que quanto mais cedo o pequeno for exposto à língua estrangeira, melhor será o aproveitamento e a retenção do conhecimento.
Pois bem, o ensino de inglês para crianças é sim fundamental, pois elas têm mais condições de aprender e de se tornarem fluentes, inclusive com uma pronúncia perfeita, o que é muito difícil para adultos, por exemplo.
A aprendizagem de um segundo idioma na infância estimula o cérebro, melhora o desenvolvimento cognitivo, trabalha a criatividade, o raciocínio lógico e até a concentração da criança.
Quando começar o ensino do inglês para as crianças?
Para muitos especialistas, a melhor fase para que a criança comece um curso de inglês é entre os dois e os cinco anos de idade, período ideal para a aprendizagem de idiomas por causa da grande capacidade de retenção de conhecimento que a criança possui.
Com o passar dos anos, essa habilidade de aprendizagem de línguas vai se perdendo. Um ponto interessante é que crianças que começam a estudar inglês cedo também se destacam na aprendizagem de sua língua-mãe, ou seja, do português, no caso das crianças brasileiras.
Para as crianças, aprender inglês é algo divertido e estimulante, elas adoram e passam a relacionar naturalmente o novo idioma com aquilo que vivenciam em casa e na escola.
Como devem ser as aulas e os materiais de ensino de inglês para crianças?
As crianças aprendem mais quando estão inseridas em um contexto lúdico, de brincadeiras e diversão. Nesse sentido, as aulas precisam ser leves e sem pressão, com metodologias específicas para as crianças e profissionais especializados.
Os materiais pedagógicos do ensino bilíngue devem respeitar a faixa etária de cada criança. Músicas, brincadeiras, jogos, rodas de contação de histórias e outras atividades interativas são essenciais no processo de ensino e aprendizagem.
Principais benefícios do ensino de inglês para crianças
Crianças que estudam inglês desde os dois anos de idade acumulam uma série de benefícios. Veja alguns deles:
- A aprendizagem de inglês melhora a autoestima da criança;
- Estímulo às funções cognitivas;
- A criança começa a apresentar melhor desempenho em outras matérias escolares;
- Aprimoramento da capacidade de comunicação;
- Facilita a troca dos idiomas na hora dos diálogos;
- O raciocínio se torna mais rápido;
- A fluência é atingida mais rapidamente.
Conhecimento para a vida toda!
Quem aprende inglês na infância leva o conhecimento para a vida toda. Isso abre muitas oportunidades de formação educacional e carreira, até mesmo a chance de estudar e disputar bolsas de estudo nas melhores universidades do mundo.
O domínio do inglês também contribui para a formação de uma nova geração de pessoas mais tolerantes, cidadãs e capazes de estabelecer contatos respeitosos e trocas positivas com estrangeiros, favorecendo a boa comunicação intercultural.
Enfim, o aprendizado do inglês na infância acompanha as crianças e leva à fluência. Essa é uma decisão muito importante que os pais precisam tomar o quanto antes, pois o contato com um novo idioma é o primeiro passo para a formação de um cidadão globalizado.
Se você gosta de inglês acredita ser importante para o desenvolvimento seja em quanto criança ou adulto, explore IPICK.
Somos um ambiente on-line acessível, dinâmico e objetivo que aproxima o contato com o idioma inglês.
Você precisa estar logado em para postar um comentário.